Publicações e Palestras
  • 25/10/2018 - OEA Cyberwomen Challenge
    Foto_CTIRGov_Cyberwomen2018 A Organização dos Estados Americanos - OEA e o Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo - CTIR.Gov realizaram em Brasília o Cyberwomen Challenge. Evento exclusivo para mulheres que trabalham na área de Tecnologia da Informação. As inscritas enfrentaram e resolveram desafios de eventos cibernéticos com o objetivo de atacar e proteger ambientes físicos, virtuais ou em nuvem.

    O evento ocorreu no dia 23 de novembro de 2018, no Instituto Serzedello Correa - ISC (TCU), Setor de Clubes Sul e foi conduzido por instrutoras da Trend Micro, contando ainda com apoio do TCU e do CAIS / RNP. No Brasil o evento ocorre, além de Brasília, em São Paulo e Florianópolis e as demais edições estarão ocorrendo até dezembro de 2018, na Guatemala, Chile, México, Uruguai, Peru, EUA, República Dominicana, Colômbia, Argentina e Costa Rica.

    O CTIR Gov parabeniza a todas as participantes e especialmente a equipe formada pelas vencedoras: Bianca Lodoli, Bruna de Oliveira, Claudia Regina, Paula Pacheco e Suenia Almeida, estabelecendo o recorde de pontuação de todas as edições, ganhando, como prêmio, a participação da grande final, a ser realizada na Colômbia, em 2019.

    Visualize outras fotos do evento!

  • 14/09/2018 - 7º Fórum Brasileiro de CSIRTs.
    Foto_CTIRGov_7ForumCSIRTS O CTIR Gov ministrou palestra no 7 º Fórum Brasileiro de CSIRTs. Especialistas discutem vulnerabilidades, ataques cibernéticos e medidas de tratamento de incidentes de redes. No dia 14 de setembro de 2018, o Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov), vinculado ao Departamento de Segurança da Informação e Comunicações do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (DSIC/GSIPR), proferiu palestra no 7º Fórum Brasileiro de CSIRTs, realizado na cidade de São Paulo. Na ocasião, o Subtenente Alexandre Santos - Supervisor falou sobre a Proposta de Implementação de Protocolo de Criptografia em Páginas Web de Órgãos do Governo, além do papel do CTIR Gov/DSIC/GSIPR como Centro nacional responsável pela coordenação dos incidentes de segurança no Governo; destacou a importância das parcerias e da cooperação na coordenação dessas atividades; e ressaltou que a automatização de processos de busca e a pesquisa em redes sociais contribuem sobremaneira para a adoção de ações proativas e para a detecção de ataques cibernéticos. O evento, promovido pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), ocorreu nos dias 14 e 15 de setembro de 2018, no Hotel Blue Tree Premium Morumbi, e reuniu especialistas de tratamento de incidentes de redes da academia, setor público e setor privado.
  • 15/08/2018 - Oficina Técnica do CTIR Gov 2018 - PALESTRAS:
    •    Ambientação - PDF - VÍDEO
         CTIR Gov - Maj Democlydes Carvalho.
    •    MISP - Threat Sharing - PDF - VÍDEO
         CDCIBER - Maj Godinho.
    •    Tratamento de Incidentes - Metodologia, Sensores, Estatísticas - PDF - VÍDEO
         CTIR Gov - Maurício Leite.
    •    Normas Complementares 05, 08, 21/IN01/DSIC/GSI/PR e Gestão de Incidentes - PDF - VÍDEO
         CTIR Gov - S Ten Alexandre Santos.
  • 30/11/2017 - Colóquio Técnico do CTIR Gov 2017 - PALESTRAS:
  • 30/10/2017 - Grupo de Excelência de Estudos em Tecnologia Digital.
    O Grupo de Excelência de Estudos em Tecnologia Digital (GEETD), do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP), promoveu, em 18 de outubro de 2017, o evento Encontro com o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR).
    Foto_CTIRGov_GEETD De acordo com o GEETD/CRA-SP, nesse encontro, os profissionais e estudantes de Administração tiveram uma oportunidade especial de obter experiências e conhecimentos voltados a mais uma área de tecnologia digital, considerando as metas definidas pela Política Nacional de Inteligência, publicada em junho de 2016, bem como tomaram conhecimento do andamento da proposta da Política Nacional de Segurança da Informação, elaborada por grupo de trabalho interministerial instituído no âmbito do GSI/PR. Representando o Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC), o Major Democlydes Divino Pereira de Carvalho, Analista de Segurança e Incidentes Cibernéticos e Coordenador Geral do Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov), apresentou a palestra “Ataques Cibernéticos - Guerra Cibernética”, abordando a evolução dos incidentes cibernéticos, descrevendo seus principais formatos e a atuação do Estado Brasileiro frente ao desafio.
  • 30/09/2017 - 6º Fórum Brasileiro de CSIRTs.
    CTIR Gov ministra palestra no 6º Fórum Brasileiro de CSIRTs. Especialistas discutem vulnerabilidades, ataques cibernéticos e medidas de tratamento de incidentes de redes.
    FotoEvento6ForumCSIRT2017 No dia 14 Set 17, o Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov), vinculado ao Departamento de Segurança da Informação e Comunicações do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (DSIC/GSIPR), proferiu palestra no 6º Fórum Brasileiro de CSIRTs, realizado na cidade de São Paulo. Na ocasião, o Analista de Segurança Maurício Leite falou sobre o papel do CTIR Gov/DSIC/GSIPR como Centro nacional responsável pela coordenação dos incidentes de segurança no Governo; destacou a importância das parcerias e da cooperação na coordenação dessas atividades; e ressaltou que a automatização de processos de busca e a pesquisa em redes sociais contribuem sobremaneira para a adoção de ações proativas e para a detecção de ataques cibernéticos. O evento, promovido pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), ocorreu nos dias 14 e 15 de setembro, no Hotel Blue Tree Premium Morumbi, e reuniu especialistas de tratamento de incidentes de redes da academia, setor público e setor privado.
  • 20/07/2016 - Oficina sobre os Principais Aspectos da Segurança cibernética relativos aos Órgãos da Administração Pública Federal nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos RIO 2016, promovida pelo Departamento de Segurança da Informação e Comunicações - DSIC
  • 27/04/2016 - Oficina de Tratamento e Resposta a Incidentes em Redes Computacionais, promovida pelo Departamento de Segurança da Informação e Comunicações - DSIC
  • 18/04/2016 - A atuação do CTIR Gov e das ETIR/APF, em cooperação com o CDCiber, nos Jogos Olímpicos 2016